R.M.S. Titanic e seu legado em Futurama


Como você já deve saber, hoje completam 100 anos que o transatlântico Titanic afundou no oceano Atlântico.  Nesse meio-tempo, porém, pouco pouca coisa foi feita a respeito - exceto que ele foi encontrado em 1985, e um dos filmes mais rentáveis da história foi feito sobre ele, mas enfim, vejamos algumas semelhanças entre o navio R.M.S. Titanic e suas respectivas referências em Futurama: (antes de qualquer comentário, note que esse post refere-se ao navio Titanic, e não ao filme de 1997. As referências a ele podem ser vistas neste link) - Atenção: o seguinte artigo contém spoilers dos episódios "O Titanic do Espaço", da 1ª temporada e "A Revolta dos Mutantes", da 6ª temporada.

Titanic

"É uma bela espaçonave mesmo. Proporcional, sedutora. Eu vou é arrasar com ela" - Zapp Brannigan

O Titanic foi a maior nave espacial já construída, batizada no ano de 3000 com a cabeça em jarro de Leonardo DiCaprio. Em sua viagem inaugural - na qual estavam presentes a tripulação da Planet Express - o capitão Zapp Brannigan, querendo "aventura", decidiu mudar o curso na nave (organizado por uma agência de viagens) para uma zona de cometas, ou como Zapp gosta de chamar, "os icebergs do céu". Além disso, logo desviou dos asteróides direto para um buraco negro, causando a destruição da nave (que ocorreu de forma parecida com o navio Titanic.

Externamente, o Titanic é praticamente idêntico ao Titanic original, sendo uma das poucas diferenças as cápsulas de ar envolvendo a estrutura (porque, obviamente, a nave Titanic operaria no espaço). A estrutura interna da nave também possui características do navio, principalmente na primeira classe.


A nave, assim como o navio, é dividida em diversos conveses (ou o plural de convés). São eles:

Primeira classe: Onde ficam as suítes de luxo e a maior parte das acomodações da nave. Foi onde Farnsworth, Hermes, LaBarbara e Zoidberg ficaram durante a viagem.
Segunda Classe: Composta principalmente por famílias de turistas e suas respectivas crianças, assim como a maioria das segundas-classes de aviões ou navios.






Terceira Classe: Na única cena em que apareceu, a terceira classe era composta exclusivamente por irlandeses, que, na ocasião, estavam em uma festa. Uma paródia da terceira classe do filme Titanic.
Lavanderia: Dispensa explicações, é a lavanderia na nave.
Entranhas da Nave: Onde os trabalhadores alimentam as caldeiras que movem a nave.






Convés Fiesta: A parte mais baixa e insalubre da nave, onde a tripulação remanescente da Planet Express foi alojada. Fry achou que havia uma janela, mas na verdade era o exaustor do reator.


O acidente:
Quando Zapp Brannigan percebeu seu erro na mudança de curso, nomeou Kif como capitão e pouco tempo depois, deixou a nave em uma cápsula de fuga. Mesmo tendo que atravessar a nave, a tripulação da Planet Express também conseguiu escapar por pouco. A única que não sobreviveu foi o amor temporário de Bender, a Condessa De La Roca.

Titanic Terrestre



Seguindo a mesma regra que acompanha o nome Titanic, o Titanic Terrestre foi a maior (e mais única, segundo Amy) embarcação de rua já construída. Em 10 de abril de 2912, ele partiu da 5ª Avenida, em Nova York, em sua viagem inaugural. Quatro dias depois, enquanto de aproximava da rua 32, o revestimento terrestre atingiu uma caixa de correio e afundou. Dua mil almas foram perdidas naquele dia.

O desastre

Diferentemente da espaçonave Titanic, pouca coisa se sabe sobre esta embarcação terrestre, e os únicos registros são filmes de época feitos em sua viagem inaugural (de qualidade equivalente a filmes feitos em 1912).
Em 3010, porém, a tripulação da Planet Express encontrou a embarcação afundada, nos esgotos da cidade (também conhecidos como a cidade dos mutantes, ou cidade do esgoto), junto com a lista de passageiros e também uma gesmeralda quântica, uma jóia inestimável.


O evacuamento da embarcação após o acidente foi feito através de carros salva-vidas. Entre os sobreviventes, estão a Sra. Astor, o Sr. Astor, que virou um mutante após afundar, e também a avó de Leela, que não havia sido introduzida na série até então (segundo a mãe de Leela, porque ela é louca).

Lembre-se: se algum dia você se congelar criogenicamente e for até 2912 ou 3000, não vá nessas embarcações. Aliás, não vá em nenhuma embarcação que tenha o nome Titanic no meio. Esperamos que esse post tenha servido como aviso, pelo menos.

6 comentários:

  1. coitado do meu irmão, se congelou e foi para o futuro e foi para a nave do titanic...

    KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Muito bom rsrsr,Concerteza a parte mais Legal no Episodio do Titanic (da nave) foi quando Zapp deixa capitão com Kif! Classica fuga que só o Capitão mais condecorado do Universo faria,o 25 estrelas capitão Zapp Brannigan!!!

    ResponderExcluir
  3. o que quer dizer R.M.S. ?

    ResponderExcluir
  4. "Royal Mail Ship", um prefixo usado em alguns navios mercantes britânicos.

    ResponderExcluir
  5. parece que todo navio e nave que se chama TITANIC acaba sendo destruido,será que o nome TITANIC é amaldissoado???

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.