Facebook Twitter RSS

Especial Paródias #12 - Star Trek: A Série Clássica (Parte I)


No último dia 8 de setembro, a série de TV Star Trek (também conhecida como Jornada nas Estrelas no Brasil) completou 46 anos, de acordo com a exibição original do episódio O Sal da Terra (The Man Trap) em 8 de setembro de 1966.

Mesmo não tendo uma boa recepção na época de seu lançamento e cancelada após três temporadas, a Série Clássica de Star Trek foi ganhando reconhecimento ao passar dos anos. Com isso, foram feitos mais 12 filmes (incluindo um reboot em 2009 e uma continuação prevista para 2013) e cinco séries de TV, como A Nova Geração, Deep Space 9 e Voyager.

Mas por enquanto vamos falar apenas da Série Clássica. Como um grande fã dessa série, não podia deixá-la de fora do especial de paródias. Afinal, Star Trek é uma das coisas com mais referências em Futurama, e por isso, é impossível listar todas as paródias em apenas um post. Aqui estão todas as referências feitas no episódio Um Fã Pra Lá de Fiel, da 4ª temporada:


O episódio já começa como um episódio de Jornada nas Estrelas: a cena inicial mostra a nave da Planet Express (com os propulsores da Enterprise) vagando pelo espaço, com uma música de fundo parecida com a que toca no início dos episódios de Star Trek. Logo depois, podemos ouvir William Shatner (o Capitão Kirk) proferindo seu famoso Diário de Bordo, inclusive a frase "O impossível aconteceu...", que disse no episódio Onde Nenhum Homem Jamais Esteve (Where no Man Has Gone Before), o primeiro na ordem de produção. Falando nisso, o nome do episódio de Futurama em inglês, Where No Fan Has Gone Before (traduzindo, Onde Nenhum Fã Jamais Esteve), é uma clara homenagem ao título original.


A "cadeira de rodas" com código morse usada pelos acusados no episódio de Futurama é a mesma usada pelo ex-capitão Christopher Pike no episódio A Coleção (The Menagerie). Em Star Trek, porém, não era possível se comunicar em código morse, e sim, apenas com os bips para "sim" e "não".



Logo depois, na cena em que Nichelle Nichols (a Tenente Uhura) recapitula os acontecimentos do século 23, acontecem várias referências. Entre elas:
- O pregador da religião de Star Trek fala que "Scotty os transportou para a nave Klingon, onde não haveria nenhum Tribble", se referindo ao final do episódio Problemas aos Pingos (The Trouble With the Tribbles).
- Na mesma igreja, podemos ver dois homens preto-e-branco. Estes personagens são do episódio A Última Batalha (Let That Be Your Last Battlefield).



- Também podemos ver que no século 23, a Alemanha passou a se chamar "Terra do Episódio do Planeta Nazista", se referindo ao episódio Padrões de Força (Patterns of Force), que se passa num planeta nazista.
- Quando os fãs de Star Trek são sacrificados, os guardas falam "Ele Está Morto, Jim." ("He's Dead, Jim"). Esta é uma frase do Dr. Leonard "Magro" McCoy, dita várias vezes no seriado.
- E, finalmente, quando um foguete com as fitas de Star Trek são jogadas em Omega 3, a cena é extremamente parecida com o final do filme Star Trek II: A Ira de Khan, quando o caixão de Spock é lançado no Planeta Gênesis.



De volta ao século 31, na cena em que Fry tenta convencer Leonard Nimoy (o Spock) a recuperar as fitas, ele cita um "episódio em que Spock ficou doidão e bateu no Kirk". O episódio em questão é Este Lado do Paraíso (This Side of Paradise), onde Spock é afetado por esporas de uma planta alienígena.

No flashback de Nimoy, ele diz a Shatner: "Você é e sempre será meu amigo". Na verdade, estas foram as últimas palavras que Spock disse a Kirk no filme A Ira de Khan.

Quando Fry, Leela Bender e Nimoy chegam ao planeta Omega 3, se deparam com vários cenários do seriado Jornada nas Estrelas. Entre eles, estão:
- O cenário de Faroeste do episódio O Último Duelo (Spectre of the Gun);
- O cenário romano de Pão e Circo (Bread and Circuses);
- Os cérebros "provedores" de Os Senhores de Triskelion (The Gamesters of Triskelion);
- O carro gângster de Um Pedaço da Ação (A Piece of the Action);
- O computador de O Computador Supremo (The Ultimate Computer);
- O portal de Cidade à Beira da Eternidade (City on the Edge of Forever).



O fato de Welshie ter morrido logo após aparecer em Futurama é uma referência ao fato de que, sempre que um personagem desconhecido aparece em Star Trek usando um uniforme vermelho, é porque ele vai morrer no episódio.

No jogo de perguntas e respostas da convenção criada por Melllvar, uma das perguntas é "Quem o capitão abandonou em Ceti Alpha 6?", com William Shatner gritando "KHAAAAAN!" na platéia. De fato, o capitão Kirk gritou a mesma coisa quando foi abandonado pelo vilão Khan Noonien Singh em A Ira de Khan.

Quando Bender "redireciona a energia dos motores para as armas primárias e as reconfigura na frequência de Melllvar, sobrecarregando sua estrutura eletro-quântica", a seção de engenharia da nave da Planet Express é parecida com a da Enterprise.



Quando Melllvar é atingido pelos lasers da nave, ele assume uma forma parecida com a mão de Apollo no episódio O Lamento por Adônis (Who Mourns For Adonais?).









Quando o elenco de Star Trek cita seus atos heróicos, Nichelle Nichols diz que na terceira temporada, ela beijou Shatner. O episódio a que ela se referia é Os Herdeiros de Platão (Plato's Stepchildren).

A tal "batalha até a morte com as armas que pudessem encontrar" é similar a batalha de Kirk contra Gorn no episódio Arena.

A cena em que a mãe de Melllvar aparece é uma paródia com o final do episódio O Senhor de Gothos (The Squire of Gothos), no qual descobre-se que um vilão poderoso não passava de uma criança.

A nave de Mellvar é parecida com uma nave de batalha Klingon.



Após os créditos finais, Kif é retratado como o Boneco de Balok, do episódio O Ardil Corbomite (The Corbomite Manouever).


5 comentários:

  1. Muito legal... O especial paródias foi o que me fez virar seguidor do blog...

    Ass: Fun (estou com preguiça de entrar na conta)

    ResponderExcluir
  2. eu vi "o senhor de gothos" e "o lamento por adônis" ano passado pela erreidetv

    ResponderExcluir
  3. Jornada Nas Estrelas TeM Alguma Coisa Haver Com Guerra Nas Estrelas

    ResponderExcluir
  4. Ambos se passam no espaço. Fora isso, nada.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o especial que você fez
    Queria saber se o Calculon morreu mesmo

    ResponderExcluir